Benefícios das velas aromáticas

Velas aromática tem benefício terapêutico?

Quem aí não ama aquele cheirinho delicioso por toda a casa? Velas aromáticas são as queridinhas do momento. O que ninguém nos conta é que, quando feitas com óleos essenciais, não têm efeito terapêutico significativo, sabia dessa? Vem comigo que irei te explicar.

A volatização de um óleo essencial é alta, ou seja, ele evapora muito rapidamente. Isso quer dizer que quando você o aquece, além do cheiro poder ir embora mais rapidamente, você perde diversas propriedades químicas, que são as que atuam em nosso sistema, a fim de tratar doenças físicas e emocionais. 

Em resumo, o óleo essencial não ficará íntegro e com todas as moléculas no seu estado original por conta do calor. Então não é nada vantajoso utilizar óleo essencial por meio de uma vela. 

Além do que, vamos pensar juntos: Qual a função de uma vela? Iluminar, trazer luz ao ambiente, certo? E não trazer uma explosão de aromas. Existem outras formas de perfumar seu ambiente, como por exemplo, um spray de ambiente ou um aromatizador ou até mesmo uma vela aromática feita com essência. Vamos deixar o óleo essencial, que é um material nobre, caro e extraído da natureza, para tratamento e cura de diversas doenças e deixemos a essência sintética, produzida em laboratório, realizar esse papel de trazer o aroma para a vela, combinado?

Um outro ponto importante, é te dizer que os óleos essenciais, quando em contato com muito calor, podem oxidar e estragar. Então não os deixe em ambientes muito quentes ou expostos ao Sol. Há quem goste de guardá-los em geladeira, para aumentar a durabilidade. 

Para saber se o seu óleo oxidou ou está vencido, é só observar se a textura dele está diferente ou se está com cheiro rançoso. Caso tenha acontecido, deixarei uma dica para que você possa utilizá-lo. Você pode adicionar, de 5 a 10 gotas no pano de chão quando for passar na casa. Isso, somente se estiver vencido, ok? Se estiver rançoso, é melhor que o descarte.

Gostou das dicas? Já compartilha com a amiga que adora uma vela perfumada e precisa saber disso! E claro, fique por aqui, que teremos muito mais.



Sobre a autora

Me chamo Bárbara Guimarães, sou aromaterapeuta clínica, especialista em atendimento familiar e pediátrico há mais de 2 anos. Realizo atendimentos online para auxiliar toda a família, ensinando a utilizar os óleos essenciais para melhora do sono, ansiedade, depressão, seletividade alimentar, TDAH, TEA, melhora da concentração, dermatites e diversas outras questões.