uso dos óleos essenciais

Quais as formas de uso dos óleos essenciais? Quais os seus benefícios?

Você sabe como usar os óleos essenciais? Já viu muitas maneiras por aí, né? E os benefícios que podem trazer para nossa saúde física e mental? Sim, física e mental. Vamos aprender um pouco mais sobre isso? 

Existem diversas formas de uso, irei colocar as que mais gosto e vejo resultados clínicos. Falamos em uso tópico e olfativo, onde o olfativo é por via inalatória e tópica é  quando utilizamos diluído na pele.


Dicas de uso dos óleos essenciais

Óleo essencial uso olfativo


Uso olfativo: Você pode utilizar em seu difusor de ambiente (lembrando que ele é  diferente de um umidificador), difusor pessoal, colar difusor, inalador pessoal,  vaporização na bacia ou spray de ambiente. Uma dica para fazer o seu próprio difusor  pessoal é pegar um pote de vidro, adicionar um pedacinho de algodão dentro do pote  e pingar o óleo essencial que deseja utilizar. E pronto. Agora é só deixar seu vidrinho  bem fechado e usufruir dos benefícios dos óleos essenciais. 

 

Óleo essencial uso tópico

Uso tópico: diluindo o óleo essencial em base neutra, como creme neutro ou em óleo  vegetal 100% puro de sua preferência. Uma compressa de água também vai super  bem ou até mesmo um escalda pés. 

Você pode sim aliar as duas formas de uso, isso irá depender do seu objetivo com o  tratamento.

 

Como escolher a melhor forma de uso dos óleos essenciais?

Você precisa olhar quem está tratando e o que deseja tratar. É fim terapêutico,  estético ou emocional? 

Por exemplo, se for trabalhar com um idoso, onde ele não aceita passar um creme,  por exemplo, opte pelo uso olfativo. Ou se deseja utilizar o óleo para estética, como  uma celulite, opte pelo uso tópico e local. 

Se deseja tratar algo emocional, opte sempre pelo uso olfativo, terá resultados mais  efetivos. Em alguns casos, como por exemplo, uma cefaleia tensional, aliar as duas  formas de uso, será extremamente benéfico. Onde você fará o uso olfativo e poderá diluir um óleo essencial em óleo vegetal e realizar uma massagem relaxante, o que ajudará significativamente no processo e na melhora. 

Não se esqueça de avaliar o tipo de óleo que estará utilizando. É um óleo fototóxico,  dermoagressivo ou com potencial irritante para pele.

 

Segurança no uso dos óleos essenciais

É importante saber que existe e estudar sobre as contraindicações dos óleos  essenciais antes de utilizá-los, analisar se o paciente toma algum medicamento e caso  tome, se pode haver interação medicamentosa com o óleo essencial. 

Existem óleos essenciais que são fototóxicos, o que significa dizer que não podemos  nos expor ao Sol para que não manche ou queime a pele (mínimo de 12 horas sem  exposição após o uso do óleo). Alguns exemplos de óleos fototóxicos são os cítricos,  como limão siciliano e taiti, grapefruit, bergamota e mandarinas.

Dermoagressivos são óleos que, quando entram em contato com a pele, podem  causar irritação, coceiras, ardência e vermelhidão. Já anota aí alguns desses óleos e  fique de olho, quando for utilizar, dilua sempre. Alguns exemplos: orégano, cravo,  canela, tomilho e lemongrass. 

Agora que você já sabe alguns possíveis usos dos óleos e alguns cuidados que deve  ter, vamos aos benefícios que a aromaterapia pode trazer para sua saúde física e mental.  

Os óleos essenciais podem te auxiliar com diversas demandas físicas e emocionais,  como dores e inflamações articulares, cólicas renais e menstruais, diversos tipos de  inflamações, cândidas de repetição, hemorroida, infecção urinária, dores de cabeça,  melhora no foco e concentração, melhora na qualidade do sono adulto e infantil, inseguranças emocionais, ansiedade, depressão, regulação hormonal, sintomas da  menopausa, insônia e muito mais. 

A aromaterapia pode te auxiliar com o tratamento e prevenção de diversas outras demandas. Procure um profissional de sua confiança para te orientar de forma segura  e eficiente. 

Gostou de saber um pouco mais sobre esse mundo dos óleos essenciais? Continue  nos acompanhando por aqui e aprenda muito mais.



 

Sobre a autora

Me chamo Bárbara Guimarães, sou aromaterapeuta clínica, especialista em atendimento familiar e pediátrico há mais de 2 anos. Realizo atendimentos online para auxiliar toda a família, ensinando a utilizar os óleos essenciais para melhora do sono, ansiedade, depressão, seletividade alimentar, TDAH, TEA, melhora da concentração, dermatites e diversas outras questões.