óleo essencial para aromaterapia

Óleos Essenciais são terapêuticos?

Você já deve ter ouvido falar que os óleos essenciais são um cheirinho muito bom para deixar qualquer ambiente cheiroso. Mas eu tô aqui pra te falar que não! Eles não são só um cheirinho, sabe? Pra você ter idéia, um óleo essencial tem em suas propriedades químicas o poder terapêutico de promover bem estar, cura física, emocional e vibracional. Então, a partir daí já sabemos que não é só um cheirinho, e sim terapêuticos.


Um exemplo de óleo essencial muito comum é a lavanda francesa que tem ação tranquilizadora usada muito em casos de insônia e ansiedade. Mas não só isso, picadas de mosquito, queimaduras, cólicas, entre outras, podem ser tratadas com esse óleo essencial.

Ahh, e vale te falar também que alguns óleos essenciais não vão ter um aroma assim tão agradável, sabe por que? Eles são substâncias puras extraídas de folhas, flores, raízes, cascas e frutos. Então no frasco de certo óleo essencial, você vai encontrar um aroma bem forte das partes que foram extraídas. Talvez você não iria gostar do aroma de Cedro Atlas para aromatizar sua sala, pois ele possui um aroma bem amadeirado, e sim, o aroma é só da madeira do cedro, sem a mistura de aromas florais ou cítricos.


Vou passar para vocês algumas dicas para que na hora da compra você escolha um óleo essencial que possa ter a ação terapêutica que você espera.

Vamos supor que você queira um óleo para analgesia muscular, pois vem sentindo dores nos ombros ao longo do dia, escolhe o alecrim para massagear o local dolorido antes de dormir. Porém, antes de aplicar*, você deveria saber que o Alecrim além de analgésico é um estimulante, ou seja, você muito provavelmente não terá uma noite tranquila de sono.

Então quando você for comprar um óleo para tratar algo físico, olhe também as ações emocionais e vibracionais que ele pode trazer para você. No caso da dor muscular, um óleo a ser aplicado antes de dormir, poderia ser uma laranja doce ou até mesmo a lavanda.



E aí? Gostou de saber um pouquinho do mundo da aromaterapia? Óleos essenciais têm poderes que você nem imagina.

*A aplicação de um óleo essencial sob a pele exige diluição em carreadores.

Sobre a autora

Meu nome é Juliene Tesch, sou aromaterapeuta integrativa e há 1 ano venho atendendo pessoas que procuram tratamentos para a saúde por completo (corpo, mente e alma). Realizo atendimentos online com técnicas de meditação e protocolos de autocuidados com os óleos essenciais, auxiliando da melhor forma, a evolução para o bem estar do interagente.