óleo essencial puro e natural de uma essência

Óleos essenciais puros e naturais

Os óleos essenciais vem ganhando fama sobre seus tratamentos terapêuticos não faz muito tempo. Mas o que vem ganhando número de pessoas achando que tá comprando óleo essencial e na verdade não está, também cresceu e muito. As pessoas muitas vezes vão atrás de algo “mais barato” achando certas marcas um valor “alto” e acabam optando por óleos essenciais adulterados e até mesmo trocando o essencial por essência.

O maior erro de procurar pelo mais barato é não ter consciência da procedência do que está adquirindo. Às vezes, a pessoa compra o óleo essencial baratinho, faz stories no instagram mostrando seu dia a dia com uma vida de gente que recicla, que é só amor pela natureza, que é contra cortar uma árvore, mas tá comprando óleo essencial de fornecedor que faz justamente o contrário do que ela prega. E tá lá destruindo a flora, contratando trabalho escravo e outras coisas mais absurdas. Outro erro do “baratinho” é não saber se a empresa está de fato, cumprindo com o que está entregando “Óleo Essencial Puro”.

Entendam, o óleo essencial é essencial quando é puro! Ele tem valor, tem ação terapêutica, tem inúmeros benefícios que podem contribuir para uma vida mais saudável tanto fisicamente como também emocionalmente. Os benefícios de um óleo essencial puro vão no tratamento desde uma simples picada de mosquito até uma gastroenterite, de uma emoção mal resolvida até uma depressão profunda. Eu não tenho como calcular neste texto o tamanho e a quantidade de benefícios que um óleo essencial quando puro e natural pode promover na sua vida. Mas posso te dizer, tenha consciência daquilo que está adquirindo, para o bem da sua saúde.

- Tenho em casa uma “essência” que me deixa tão bem!
Todo aroma tem o poder de acessar nossas memórias. Seja ele bom ou ruim. Se o cheiro for bom, você vai querer respirar aquele cheiro agradável mais e mais, se não for bom você logo vai querer tapar o nariz e até mesmo sair daquele ambiente. E o que a essência faz? Ela acessa uma memória. Só isso! Ela acessa uma memória, te faz gostar daquele cheirinho agradável que às vezes lembra o cheiro da casa da vovó, uma memória feliz. Mas ela não é terapêutica a ponto de manter o equilíbrio das suas emoções, da sua insônia, do seu cansaço físico.

 

Qual a diferença de um óleo essencial puro e natural de uma essência?

O valor do óleo essencial é mais elevado do que o de uma essência. Normalmente as essências são fabricadas em laboratórios e contém centenas de componentes químicos sintéticos que não conseguimos identificar, enquanto no óleo essencial temos mais de 300 componentes químicos naturais que são extraídos das plantas aromáticas e a gente consegue identificar em uma cromatografia.

Os óleos essenciais são altamente voláteis enquanto as essências não são muito voláteis podendo ter maior fixação do aroma na pele.

Sobre a autora

Meu nome é Juliene Tesch, sou aromaterapeuta integrativa e há 1 ano venho atendendo pessoas que procuram tratamentos para a saúde por completo (corpo, mente e alma). Realizo atendimentos online com técnicas de meditação e protocolos de autocuidados com os óleos essenciais, auxiliando da melhor forma, a evolução para o bem estar do interagente.