Benefícios do óleo essencial alecrim

Óleo essencial de Alecrim e seus benefícios

O óleo essencial de alecrim é um dos óleos famosos, um dos mais vendidos e sim ele é poderoso mesmo!

Gosto sempre de lembrar da história da Rainha da Hungria, pois é nela que me baseio sempre à procura de seus benefícios. Diz a história que a Rainha Elizabeth da Polônia quando iniciou a terceira idade, começou a sofrer muito com reumatismo. Ela tinha dores terríveis pelo corpo, e seus pés, mãos e até mesmo a coluna começaram a ficar deformados. A postura de uma mulher nobre foi sendo perdida, e além de tudo isso seu rosto começou também a ficar ainda mais franzido, deixando as linhas de expressões bem afloradas, e isso a deixava com a aparência ainda mais velha.

Vendo o sofrimento da rainha, um alquimista produziu um tônico que mais pareceu um perfume ao final. Este tônico tinha como base algumas ervas, frutas cítricas e álcool e muito alecrim.

O tônico foi um verdadeiro remédio para a Rainha pois a cada dia que ela utilizava, seu corpo parecia ficar menos dolorido, então os membros e a coluna voltaram ao eixo e então voltou a ter postura, valorizando o corpo da nobre Rainha da Polônia. Com o final das dores, o rosto da Rainha também ganhou mais brilho, mais leveza, e as rugas começaram a ficar menos aparente. Ela continuou firme com uma memória invejável e uma mulher bem posicionada intelectualmente. Com o uso do tônico diariamente , os anos foram passando, e a Rainha contrariando a natureza, ficava cada vez mais rejuvenescida.

Lógico que com o passar do tempo, muitas pessoas queriam o mesmo perfume da Rainha. Quem é que sabendo de um perfume desses não iria querer ficar mais jovem? Este produto tinha o poder de eliminar dores, rugas, manter a pele fresca, melhorar o foco, inteligência, além de auxiliar a combater várias outras doenças.

Desta história temos uma verdadeira noção dos benefícios do óleo essencial de alecrim. Ele é anti-inflamatório, poderoso antioxidante,  estimula o colágeno, cicatrizante, ou seja, ele é um verdadeiro regenerador da pele. Além dessas ações o óleo essencial de alecrim ainda é analgésico para dores musculares, excelente para utilizar para memória e concentração, estimulante do sistema circulatório, muito bom para o crescimento de cabelo, é digestivo, diurético, então ele é capaz de auxiliar na diminuição de constipação.

 

Usando óleo essencial de alecrim no cabelo

Eu sei que muita gente ama um cabelo comprido por aqui. Então se você deseja um tratamento com o óleo essencial de alecrim para crescer cabelo, escolha um óleo vegetal que seja bom para umectação de acordo com o fio do seu cabelo. Ou então, caso você prefira uma coisa mais prática, eu sugiro você comprar um shampoo neutro, apropriado para aromaterapia para diluir os óleos essenciais. A diluição máxima para face e cabelos do óleo essencial de alecrim deve ser de 0,5%.

 

Precauções sobre o óleo essencial de alecrim

Mas é válido que você saiba também que ele tem restrições para certo público.
Não podem usar: Crianças abaixo de 6 anos de idade, gestantes, idosos, pessoas com hipertensão e epiléticos.

Sempre é bom lembrar que para usufruir dos óleos essenciais de maneira segura, a melhor via é a inalação ou se for aplicar sob a pele, o óleo essencial deve estar diluído em base carreadora oleica ou em bases de cremes, sabonetes, shampoos sem parabenos e apropriados para aromaterapia. Alerto ainda que óleos essenciais não são diluídos em água.

Sobre a autora

Meu nome é Juliene Tesch, sou aromaterapeuta integrativa e há 1 ano venho atendendo pessoas que procuram tratamentos para a saúde por completo (corpo, mente e alma). Realizo atendimentos online com técnicas de meditação e protocolos de autocuidados com os óleos essenciais, auxiliando da melhor forma, a evolução para o bem estar do interagente.