Benefícios do óleo essencial de menta

Benefícios do Óleo Essencial de Menta

Graças aos seus componentes químicos, a menta é aquele óleo essencial que não pode faltar na sua farmacinha natural. Analgésico, Descongestionante, Antioxidante! O óleo essencial de Menta pode ser seu aliado durante dias de dores musculares, resfriados e até mesmo aquele dia em que você meteu o pé na jaca e comeu mais do que podia. Além desses benefícios, o óleo essencial de menta também é antifúngico, antiviral e combate a cefaleia. 

 A menta pode ser um verdadeiro estimulante para um dia de treino. Sabe aquele dia em que você acordou sem disposição? Vai lá, pingue uma gotinha do óleo essencial no algodão e faça uma cabaninha no nariz com o mesmo entre as mãos e puxe o ar profundamente soltando lentamente. Faça isso três vezes seguidas, depois vem aqui nos contar como foi o treino. Pode ser que o óleo te deixe bem agitado depois da inalação, fazendo você ter vontade de realizar aquela faxina com música alta e com disposição de ir pra balada comemorar a vitória do dia após a conclusão dos seus serviços e treinos. Por isso eu recomendo para casos de indisposição usar a menta só pela manhã e não após as 15 horas. 

Uma outra situação em que você pode ajudar outras pessoas ou até mesmo você, é que em caso de alguém estiver com tontura, próxima ao desmaio, ou até mesmo desmaiada, você poderá revigorar o indivíduo pela via olfativa, pois a menta é um revigorante de emergência. Então mantenha um frasco dentro da sua bolsa, sempre!

 E sabe aquela dor de cabeça insistente após um dia de trabalho árduo e exaustivo que além da cabeça faz doer nuca, ombros e cervical? A menta pode ser sua grande aliada durante uma massagem relaxante para aliviar todas essas dores. Basta diluir a 2% em um óleo vegetal puro para aplicação sobre o corpo enquanto faz os movimentos da massagem.

 E como todo óleo essencial, a Menta também trabalha o lado emocional do nosso corpo. E sabe um dos pontos que ela logo revela no nosso lado emocional? A nossa agressividade com a vida. Sim! Ela trabalha diretamente no nosso sistema nervoso central. E ela também é um excelente aliado no tratamento de pessoas com padrões depressivos.

Muitas vezes não conseguimos pôr pra fora aquilo que tanto queríamos falar e a menta vai instigar a pôr pra fora. Pessoas que guardam muitas palavras e que não sabem a melhor forma de se expressar às vezes acabam acumulando pensamentos pessimistas, repetitivos e extremamente depressivos. Então a menta vai auxiliar a tornar essa pessoa um pouco mais comunicativa e mais aberta.

Gostou de saber sobre esse poderoso óleo essencial? Tenha ele na sua farmacinha, mas se precisar de ajuda quanto a utilização de forma eficaz em algum tratamento específico e individualizado, principalmente emocional, procure por uma aromaterapeuta e faça uma avaliação.

Sobre a autora

Meu nome é Juliene Tesch, sou aromaterapeuta integrativa e há 1 ano venho atendendo pessoas que procuram tratamentos para a saúde por completo (corpo, mente e alma). Realizo atendimentos online com técnicas de meditação e protocolos de autocuidados com os óleos essenciais, auxiliando da melhor forma, a evolução para o bem estar do interagente.