Melaleuca e seus benefícios

Benefícios do óleo essencial de melaleuca

Você não precisa ter todos os óleos essenciais do mundo para resolver diversos problemas diários, sabia disso? Hoje falaremos sobre um óleo super versátil e muito conhecido. Deixarei aqui, algumas dicas, algumas das possíveis ações e como pode ser utilizado um dos óleos mais conhecidos. Estamos falando do óleo essencial de TEA TREE - melaleuca.

Primeiro vou te contar uma curiosidade sobre esse óleo tão famoso e milenar. Você sabia que a folha de melaleuca era muito utilizada por tribos há mais de 40 mil anos, onde eles queimavam essas folhas para tratar feridas e infecções respiratórias? E que também foi muito utilizada por médicos para tratar os soldados na guerra? Será que ela é potente?

Vamos então a algumas propriedades terapêuticas do óleo essencial de melaleuca. É um óleo anti-infeccioso de largo espectro, ou seja, é muito potente para diversas infecções. É imunomodulador, isso quer dizer que auxilia com o reforço da imunidade, além de ser um ótimo anti-inflamatório e ter um leve poder analgésico. Um ótimo descongestionante, antisséptico e antiviral.


Pode ser utilizado para aftas, gengivites, amigdalites, sinusites, faringites, vaginite, herpes genital, cândidas de repetição, coceira vaginal, queimaduras, acnes, fungos, dermatite, cicatrização de feridas, alergias, pé de atleta, bronquite, tosse, resfriados, dor e inflamação de ouvido, piolho, verrugas e muito mais.

 

Como utilizar óleo essencial de melaleuca

A forma de utilizar, dependerá da pessoa que está utilizando e do que desejamos tratar. Mas lembrem-se, sempre que for utilizar, dilua o óleo essencial em algum carreador neutro, pode ser um óleo vegetal, creme neutro, shampoo ou sabonete neutro ou álcool de cerais. 


Como sabemos que grande parte das mulheres sofre muito com questões vaginais, deixarei uma sugestão de banho de assento para alívio de cândidas, coceiras e irritações vaginais. 


Pegue uma bacia higienizada e adicione água morna. Dilua 6 gotas do óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa de sabonete NEUTRO, shampoo NEUTRO ou álcool de cereais. Adicione a diluição na bacia, misture e sente-se. Lembre-se de fazer contrações vaginais, para que água possa entrar no canal vaginal.

Fique de 10 a 20 minutos sentada e aproveite seu momento, concentre-se em você, nada de ficar mexendo no celular, ok? Repita o processo ao menos 1x ao dia, de 7 a 14 dias consecutivos.


E como todo óleo essencial tem sua parte emocional, com ele não seria diferente. Melaleuca é conhecido como óleo de limpeza energética, ajuda a quebrar laços negativos, daquelas pessoas que você tem dificuldade de impor limites, sabe? Por ser um óleo de limpeza, é muito eficiente no auxílio de foco, pois faz toda essa limpeza na mente e te auxiliar a se concentrar melhor, eliminando diversos pensamentos.


E como utilizar para essa questão emocional? Realizando a inalação do óleo essencial. Já ensinamos aqui em nosso blog algumas formas de utilizar um óleo essencial de maneira olfativa. É só dar uma olhadinha no texto “Quais as formas de uso dos óleos essenciais? Quais os seus benefícios?”

Caso deseje trabalhar algum desses pontos citados acima de forma mais orientada e individualizada, agende uma consulta aromaterapêutica. 


Gostou das dicas? Nos acompanhe por aqui, pois teremos muito mais.

Sobre a autora

Me chamo Bárbara Guimarães, sou aromaterapeuta clínica, especialista em atendimento familiar e pediátrico há mais de 2 anos. Realizo atendimentos online para auxiliar toda a família, ensinando a utilizar os óleos essenciais para melhora do sono, ansiedade, depressão, seletividade alimentar, TDAH, TEA, melhora da concentração, dermatites e diversas outras questões.